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É mais um jogo da família do PIF-PAF, jogado também com dois baralhos (104 cartas), e podendo participar de 2 a 5 pessoas. Este jogo pode ser jogado com ou sem curinga, apenas sendo necessário se combinar antes de iniciar o jogo.

Distribuem-se nove cartas, de uma em uma, duas em duas ou de três em três, alternadamente entre os participantes. Uma carta do maço será virada para determinar o curinga, que será sempre a carta acima da que foi virada, obedecendo-se ao naipe. Ex.: virando o 9 de Copas, os curingas serão os 10 de Copas.

O objetivo do jogo é formar trincas e/ou seqüências (ver Pif - Paf), combinando as nove cartas ou as 10 cartas (as nove que recebeu mais a da compra).

O curinga só poderá ser usado na seqüência.

Todos os jogadores iniciam a partida com sete ou dez "vidas" (fichas, cuja única finalidade é marcar a situação do jogador na partida; para apostas em dinheiro outro tipo de fichas deverá ser usado).

A jogada é obrigatória e se um adversário bater com nove cartas perderá uma vida, mas se a batida for com 10 cartas, perderá duas. O último "sobrevivente" ganhará o jogo e as fichas das apostas.

O valor das apostas deverá ser combinado antes do início do jogo.

CACHETÃO

Igual à Cacheta, com as seguintes diferenças:

O mínimo de jogadores será 5 e o máximo 11.
Em vez de dois curingas haverá quatro, pois valerão como tal as cartas da mesma cor e de valor acima da carta virada. Ex.: virado o 8 de Paus, todos os 9 pretos serão curingas.
Cada vez que um jogador, em vista da qualidade das cartas recebidas, não participar do jogo, perderá uma vida, se participar - e algum adversário bater, perderá duas vidas. O último "sobrevivente" ganhará o jogo e as fichas das apostas.
As cartas são distribuídas de três em três, alternadamente entre os participantes.

CURINGA IMAGINÁRIO

Em alguns lugares joga-se a Cacheta com curinga imaginário. Isto é, todos os participantes recebem oito cartas e a nona será o "curinga imaginário" ou "curinga do pensamento", que servirá sempre nas seqüências.
curinga valerá como três ou seis de Espadas.

BATIDA

Mais uma variante da cacheta. O objetivo é o mesmo , mas neste jogo não há curinga. O sistema de apostas é o seguinte: estipula-se uma taxa qualquer, que será disputada em cada mão, sem repiques ou dobres, jogando-se por tempo indeterminado ou com hora prefixada para terminar.
Assim, por exemplo, se alguém tiver três Damas de naipes diferentes, três nove de naipes diferentes e o cinco e o quatro de Espadas, estará batido, pois o